O que é um escritório de contabilidade virtual?

Voltado para o setor terciário da economia e como atividade a prestação de serviços, a contabilidade trabalha com a análise de empresas, instituição e organizações governamentais e não governamentais nas áreas tributária, trabalhista e fiscal.

escritorio de contabilidade online

É muito comum que empresas contratem uma firma ou escritório de contabilidade para realizar os serviços, tais como: pagamento de tributos, balanço financeiro, entre outros.

Tanto para nível profissional como pessoal, o escritório de contabilidade se tornou outra facilidade para o mundo atual ao abrir seu leque para o mundo virtual.

Mas o que é o escritório de contabilidade virtual?

Surgimento 

Os escritórios de contabilidade virtual, ou online – como alguns chamam – surgiram com o intuito de atender a uma demanda que antes não existia e que, graças ao avanço da internet e da globalização, agora se tornou possível. Ou seja, além de propiciar a proximidade com outros locais e o compartilhamento de novas informações, a internet contribuiu para melhor a qualidade de vida.

Assim, serviços como os escritórios de contabilidade virtual estão presentes para auxiliar na prestação de seus benefícios sem afetar nossa vida diária – conquistando a confiança de pessoas físicas e jurídicas.

O que um escritório de contabilidade faz?

Um contador – profissional responsável pelos trâmites legais das associações e órgãos públicos e com registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) – precisa ter conhecimentos das áreas de atuação e de sua legislação, mas ainda procura realizar um acompanhamento, pelo menos diário, de qualquer alteração econômica e financeira que possam afligir seu trabalho. Juntamente com isso, ele precisa estar sempre atualizado e especializado, obtendo maiores conhecimentos para definir e estabelecer estratégias para atingir seus objetivos e metas e, é claro, clientes.

Quer saber como abrir seu próprio escritório de contabilidade virtual? Clique aqui e confira.

Basicamente, um escritório contábil pode atuar em atividades de assessoria específicas nas áreas de atuação de empresas de médio e grande porte, ou diretamente na assessoria trabalhista, fiscal e tributária, tendo como exemplos as atividades a seguir:

– Trabalhar no controle financeiro de empresas – aqui refere-se a consultorias, balanços, auditorias, como também na apuração de impostos;

– Realizar avaliações abordando desvios ou má utilização de recursos financeiros de organizações;

– Realizar análises da aplicação de recursos financeiros – até mesmo falhas no controle dos mesmos;

– Auxilia e orienta gestores de organizações relacionado à tomada de decisão.

Qual é a diferenciação de um escritório de contabilidade virtual?

Pelo nome e pelo mencionado acima, o diferencial de um escritório de contabilidade virtual para uma mesma empresa do ramo que ainda não atua utilizando as vantagens da internet, é:

  • A capacidade de evitar o deslocamento de clientes até sua empresa;
  • A oportunidade de encaminhamento de formulários e documentações em vias eletrônicas; e
  • A conveniência de serviços mais ágeis, sem interferir na qualidade dos mesmos;

Um escritório de contabilidade online trabalha em um local físico, mas atende por meio virtual. Sabe-se que o mercado da prestação de serviços na área contábil é muito concorrido, e por isso, hoje, possibilitar um atendimento online de qualidade e de praticidade é um modo de se destacar da concorrência.

Um detalhe atual é que muitos desses escritórios de contabilidade online estão procurando atender a apenas um determinado segmento como forma de diferenciação.

O escritório de contabilidade virtual, por fim, garante alto desempenho e comprometimento do mesmo modo que a empresa física, mas otimizando processos e tempo através da ligação com a tecnologia da informação.

Para saber mais sobre como abrir um escritório de contabilidade virtual clique aqui.